sábado, 22 de agosto de 2009

Um pouco sobre a História do Artesanato


Artesanato é a utilização de diferentes técnicas manuais para a produção de objetos. Os primeiros artesãos e trabalhos artesanais apareceram no período neolítico (6.000 a.C), momento em que o homem aprendeu a polir a pedra, a fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. Já no Brasil, os índios foram os mais antigos artesãos. Eles utilizavam a arte da pintura, usando pigmentos naturais, a cestaria e a cerâmica para fabricar seus utensílios. “O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de muitas famílias e comunidades. O artesanato faz parte do folclore e revela usos, costumes, tradições e características de cada região”. A partir do século XI, o artesanato ficou concentrado em espaços chamados de oficinas. Cada peça artesanal é única, mesmo que se tenha tentado copiar outra ou que seja feito pela mesma pessoa. Depois veio a Revolução Industrial, no século XIX, em que o artesanato começou a ser desvalorizado em razão da mecanização da indústria. Durante os primeiros anos de colonização do Brasil, diversas oficinas artesanais surgiram por todas as comunidades urbanas e rurais, o que tornou o artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo, além de garantir o sustento de muitas famílias e comunidades. Nosso artesanato faz parte do folclore brasileiro e revela usos, costumes, tradições e características de cada lugar. O artesanato é algo muito importante para as comunidades, pois desenvolve diversas aptidões das pessoas; abranda o temperamento agitado das pessoas. O artesão, consciente ou inconscientemente, apresenta traços de sua cultura nos objetos produzidos, mostrando suas tradições, como símbolos mágicos e crenças, os quais ficam marcados em seus trabalhos, mostrando, também, marcas de sua personalidade.
LER TODO O ARTIGO...

Promoção no Blog Brilhos da Lu


A Lu do Blog Brilhos da Lu também está fazendo aniversário e por isso também tem promocão por lá, se quiser participar e só clicar aqui
LER TODO O ARTIGO...

Promoção no blog Pontinhos da Dany


Fiz esse blog pensando em apenas divulgar o meu trabalho, mas percebi que com o blog também posso fazer muitas amizades e aprender mais sobre os trabalhos que podem ser feitos utilizando várias técnicas, assim aprendi muito com as dicas que muitas pessoas colocam em seus blogs, além de poder divulgar o trabalho de outras pessoas que fazem trabalhos lindos.

Então hoje estou aqui para divulgar o blog da Dany, http://pontinhosdadany.blogspot.com/, que além de ter trabalhos lindos, está fazendo aniversário e por isso tem promoção no blog dela, quem quiser visitá-la clique aqui.

LER TODO O ARTIGO...